quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Reforma no ensino médio



Na minhã desta quinta-feira (18) o ministro Aloizio Mercadante visitou a escola Altamiro Guimarães, em Antônio Carlos. Os alunos do ensino fundamental da escola estadual obtiveram a nota de 7,4 no Indice de Desenvolvimento de Educação Básica, o IDEB. O objetivo da visita foi observar o que é feito no ensino fundamental que pode ser aplicado no ensino médio.
A visita fez parte da abertura da III Reunião Ordinária de 2012, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro ocorre até sexta-feira, 19, e encerra com a apresentação do Programa da Educação Prisional. O debate principal deste encontro é a reforma do ensino médio público.
Na proposta preliminar do diagnóstico, os secretários de Educação defendem a reformulação do Ensino Médio, a educação integral e de tempo integral, formação de professores, valorização do Magistério, avaliação, infraestrutura e programas como Ensino Médio integrado à Educação Profissional, Jovens do Futuro, Ensino Médio Inovador e noturno e Educação de Jovens e Adultos.
O ministro explicou que o Governo Federal está apoiando várias iniciativas dos estados para fortalecer o Ensino Médio. “Temos um grande desafio nessa discussão. Nosso papel é estarmos juntos para a solução dos problemas”, ressaltou. Mercadante destacou ainda a importância de uma reestruturação do currículo para o ensino médio, que deve atender as novas demandas da sociedade.
Em relação ao ensino integral, o ministro observou que ainda falta estabelecer um padrão para a construção das escolas. “Se conseguirmos um plano comum será mais fácil. Existem vários projetos arquitetônicos, com parâmetros de recursos já definidos. “Em países desenvolvidos, a qualidade do ensino médio está atrelada às escolas de tempo integral”, afirmou ao citar que a iniciativa é prioridade do governo.

Fonte: G1 Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário