MANAUS — A ativista social e ambiental Bianca Jagger criticou duramente a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e pediu que a presidente Dilma Russeff desista do projeto. Para ela Belo Monte terá efeitos “catastróficos” para as comunidades locais do rio Xingu e causará “danos irreversíveis” ao meio ambiente.
Bianca, que mantém uma fundação de defesa dos direitos humanos e é embaixadora da boa vontade do Conselho Europeu, palestrou hoje no último dia do 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade. Para ela o governo vem ignorando os impactos ambientais e sociais da construção da hidrelétrica.
— Peço que os impactos dessas usinas sejam reconsiderados, pois trarão consequências irreversíveis para a vida dos povos indígenas e para o meio ambiente. Esse governo será conhecido como o governo que destruiu um patrimônio verde.
A ativista criticou duramente o governo brasileiro e disse que a sociedade está sendo enganada com relação aos verdadeiros impactos da construção da usina.
— As famílias, os indígenas ao redor da área de construção da usina serão devastados. Eles falam que não vão afetar esses povos, mas eles mentem. Muitos indígenas serão afetados com a construção da usina.
A ambientalista pediu que o governo de Dilma repense e considere outras alternativas de energia limpa e também criticou o posicionamento atual do governo brasileiro em consideração a Rio +20:
— Belo Monte deve sim ser parada mesmo que o processo de construção já tenha começado. Quando algo pode ter um impacto tão grande e tão negativo é preciso se repensar. Como o Brasil vai sediar um debate dentro da Rio +20 sem uma postura sustentável? Como vamos justificar e cobrar desenvolvimento sustentável se não praticamos? - questionou a ativista.
Saindo do discurso e do debate de ações sustentáveis o líder do povo indígena Paiter Suruí, Almir Suruí, trouxe para o público exemplos concretos de economia sustentável e de liderança:
— Nosso povo não espera pelo Governo para preservar a floresta e valorizar nossos produtos. Dentro do nosso território trabalhamos com a política sustentável. Temos projetos, atividades e outras ações sustentáveis que estão abertas para o investimento de empresas. Estamos dando o primeiro passo.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/ambientalistas-pedem-que-dilma-desista-de-belo-monte-em-forum-mundial-de-sustentabilidade-4406017#ixzz293QqkRkp
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário